Salmo 73 – Explicação

Salmo 73 – Explicação

Salmo 73 é composto por Asafe, um levita da casa de Deus, nessa postagem nós vamos mergulhar na mensagem que esse salmo pode nos passar.

Introdução ao salmo 73

Asafe era filho de Berequias(1 Cr 6:39), por ser da tribo de levi, ele era um levita encarregado das tarefas do templo, sendo sua principal função ser um músico da casa de Deus. Em 1Crônicas 15:17 podemos ver Asafe encarregado do transporte da Arca da Aliança. Em 1Crônicas 25:1-2 descreve Asafe como alguem que exercia algum tipo de lideraça entre músicos do templo.

Asafe por ser um levita, ele não recebeu a herança na divisão de terras para os filhos de Israel(Dt 18:2), Deus era a herança dos levitas. Eles não deveriam se ocupar com outras coisas, deveriam trabalhar em tempo integral na obra de Deus, o sustento deles vinham dos dizimos e ofertas no tempo.

Em Neemias 13:10-11 nos mostra que quando o povo deixava de ofertar no altar, era necessário que os levitas deixassem o tempo e fossem trabalhar nas terras deles, pois caso contrário morreriam de fome. Para facilitar sua leitura, podemos resumir esses importantes detalhes desta maneira.

  • Os levitas trabalhavam em tempo integral no templo de Deus.
  • Os levitas não tinham outras fontes de renda se não as ofertas no altar.
  • Quando o povo sonegava os dizimos e ofertas, os levitas precisavam deixar o templo e trabalhar em outras terras.

Com esses três pontos, já podemos ter uma imagem bem mais precisa do salmo 73, podemos agora entrar no texto tema dessa explicação.

Salmo 73:1 – Uma verdade sobre Deus

1 Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.

O salmista antes de expor seu problema, antes de olhar para ele mesmo, antes de tudo, ele faz uma precisa afirmação de Deus dizendo “Verdadeiramente, bom é Deus”. Aqui ele está nos ensinando que a situação e adversidade não mudam quem Deus é! É de extrema importancia que o cristão saiba diferencias as situações de quem Deus é.

Infelizmente no século que vivemos, muitas pessoas se deixam levar pelas dificuldades e quando enfrentam lutas elas deixam com que isso mude a imagem que elas tem de Deus. Deus não muda! ele foi bom ontem, hoje e concerteza será amanhã também. A biblia nos ensina De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados(Lm 3:39)”, quando passamos dificuldade estamos simplismente tendo o que merecemos, já dizia joão calvino “Tudo o que você vê de bom em mim é Cristo. Tudo de mal, sou eu mesmo”, quando recebemos o mal, não é nada menos do que nós merecemos.

Nesse momento, Asafe está como nós, muitas vezes com o coração quebrantado, amargurado, triste, oprimido e fraco. Ainda assim, levantamos nossa voz para glorificar a Deus, com o coração fraco, mas com a fé intacta, com a certeza de que nosso Deus é bom e vive!

Salmo 73:2 – Uma verdade sobre Asafe

Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.

Após olhar para Deus, Asafe agora olha para sí mesmo e faz uma análise, chega a conclusão de que a fé está fraca, está a ponto a abandonar a Deus. A palavra normalmente usa no hebraico para pecar é חָטָא (Chata), que literalmente significa “errar o alvo”. Quando o autor aqui diz que está prestes a desviar do caminho, de certa forma ele nos revela que está pronto para “errar o alvo”.

pouco faltou para que escorregassem os meus passos.“, Asafe chegou ao ponto crítico da fé, quando já não tem mais força e foco para seguir pelo caminho de Deus. Ele está próximo a cair nos tropeços que a vida coloca diante do cristão.

Salmo 73:3 – O que leva um homem de Deus a cair?

Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.

Ao ler a biblia nós encontramos vários tropeços diante dos homens de Deus. Davi adulterou, Salomão se rendeu a idolatria, Pedro nega jesus 3 vezes, os dicipulos dorme no getsemani enquanto jesus orava suplicando a Deus. As causas dos tropeços podem vir de vários lugares, satanás anda ao nosso derredor procurando a quem possa tragar(Pe 5:8).

Mas o que tem aflingido tanto Asafe a ponto de ele estar quase abandonando a fé? ele nos conta o motivo, ele tem inveja do néscio, e da sua prosperidade. Infelizmente isso é um mal que cada dia mais está tomando nossa sociedade. Quantas vezes você já ouviu o termo “abençõado” somente para se referir a uma pessoa rica? Quantas vezes você já foi em algum lugar a qual as pessoas estão reunidas não pedindo bençãos espirituais, mas sim dinheiro?

É evidente que temos homens ricos na biblia, homens como Salomão, Jó, José de Arimatéia e alguns outros. Mas esse fato não significa que uma pessoa rica automáticamente se torna uma pessoa abençoada por Deus, isso é uma grande mentira que tem crescido nos pulpitos com o evangelho da conveniência. Não podemos medir a santidade com a regua da prosperidade, a santidade e o dinheiro não tem nenhuma relação em sí mesmo.

Apostolo Paulo é um perfeito exemplo, veja o que ele passava por amor as igrejas.

24Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. 25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; 26 Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; 27 Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. 28 Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. 29 Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? 30 Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.

Em muitas noites ele mesmo não tinha o que comer, o que vestir, passava sono, frio, fome por amor as igrejas.

13 Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.

Informações

Ultimo posts